"Poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica."
Joseph Pilates

como_melhorar_a_postura

Se a postura não está correta, tudo mais acaba saindo do lugar e as dores chatas, tanto na coluna como no pescoço, começam a aparecer. Denise Flávio, presidente da Associação de Fisioterapeutas do Brasil, conta que a má postura muitas vezes não apresenta sintomas dolorosos, e por isso, as pessoas acabam se policiando menos. “Como a memória corporal se encontra prejudicada, a própria pessoa não percebe sua postura deselegante”, conta Denise. Mas, em outras ocasiões, as dores dão as caras e o indivíduo apresenta uma postura descompensatória para tentar amenizar a dor. “A pessoa passa a se sentar cada dia de forma mais distorcida, até que se acostuma e não sente mais dor por um longo período; porém isso agrava ainda mais seu quadro, levando muitas vezes a lesões irreversíveis”, acrescenta.

postura coluna

Ficar sentada na cadeira do escritório uma boa parte do dia de maneira incorreta é uma ótima deixa para que o problema de má postura apareça. Para que isso não aconteça, é importante adotar alguns comportamentos que sua coluna certamente agradecerá. Denise Flávio aconselha não permanecer na mesma postura por tempo prolongado, manter os joelhos e pés alinhados a aproximadamente 90º, além de manter os cotovelos apoiados em um ângulo também de 90º.

Como evitar problemas na coluna

Para que não haja comprometimento vascular em membro superior e também evitar a sobrecarga na região cervical, procure manter os objetos mais utilizados no seu ambiente (como a mesa de trabalho, por exemplo) ao alcance das mãos e tronco, evitando torções e deslocamentos desnecessários que um dia possam vir a evoluir para um distúrbio osteoarticular. “Para contribuir ainda mais com a postura, existem hoje no mercado inúmeros modelos de cadeiras para o ambiente de trabalho e casa; são as chamadas cadeiras ergonômicas”, sugere Denise.

Para manter a postura sempre correta, exercícios diários de alongamento e fortalecimento muscular são os mais indicados. Outras dicas para manter a postura em dia são evitar carregar pesos acima de 10% do seu peso corporal durante as atividades diárias, não permanecer em atividades com os membros superiores suspensos e não ficar com a coluna cervical flexionada por longos períodos.

Sinais de que a postura não está tão boa 

– Se olhe no espelho e observe se você não está apresentando um ombro mais elevado que o outro;

– Fique atenta ao solado do seu sapato: Se estiver mais desgastado de um lado do que o de outro, pode ser um sinal de que sua postura não anda muito boa;

– Observe seu tronco: Ele está pendendo mais para um lado do que para o outro?

Fisioterapia, Pilates e RPG

“Para quem pensa que Pilates e RPG são atividades somente para pessoas portadoras de algum transtorno, saiba que este pensamento está errado”, afirma Denise. E é verdade: ambos os métodos podem ser procurados por pessoas interessadas em manter uma boa postura e perceber ou redesenhar seu esquema corporal. Seus benefícios são garantir uma postura em dia dentro das limitações corporais de cada um, minimizando as dores presentes, promovendo a conscientização do corpo e do espaço.

IMG_8181

É preciso que, antes de qualquer orientação para a manutenção da boa postura, se entenda que nenhum exercício por si só pode melhorar sua postura se o indivíduo não se conscientizar da necessidade de compreender o seu corpo no espaço em que vive, seja em casa, no trabalho ou no lazer. E acrescenta: “Mesmo que não observe nenhum desses sinais, é importante manter o corpo em atividades saudáveis, como praticar Pilates com bons profissionais que a orientem”.

Fonte: MdeMulher  |  Fotos: Reprodução e Mariana Sciorilli Fotografia