"Poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica."
Joseph Pilates

Ao optar por dar início às atividades físicas, é comum que apareçam algumas dúvidas, como por exemplo, qual exercício fazer?

Caminhar, correr, fazer musculação, aeróbica, Pilates. Enfim, são inúmeras as modalidades. No entanto, estabelecer algumas diferenças entre elas pode ser válido na hora de escolher o seu exercício. Sendo assim, conheça a diferença entre duas modalidades: musculação e Pilates.

musculacao-ou-pilates

Na musculação exercitam-se prioritariamente músculos mobilizadores. Tratam-se de músculos grandes, localizados superficialmente e que se cansam rapidamente (pouco resistentes). A musculação favorece o ganho de massa rápida, hipertrofia e aumento de massa óssea, além do fortalecimento de grupos musculares específicos.

No Pilates exercitam-se prioritariamente músculos estabilizadores. São músculos pequenos, na maioria das vezes profundos e altamente resistentes. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos muito sutis e pela manutenção da postura ereta. Além disso, a aula de Pilates é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos, e com bastante trabalho na linha do abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante e nunca passivamente.

Escolha conforme seu objetivo:

Musculação:
•    Ganhar massa muscular rapidamente;
•    Hipertrofiar;
•    Realizar manutenção / aumento massa óssea;
•    Fortalecimento de grupos musculares específicos.

Pilates:
•    Melhorar o equilíbrio;
•    Melhorar o controle motor;
•    Aprender a estabilizar os movimentos;
•    Aumentar a flexibilidade.

As duas atividades proporcionam ótimos benefícios para o corpo, mas de uma forma geral, o Pilates pode trabalhar mais a fundo os problemas posturais causados pelo nosso dia a dia e ajuda na reabilitação de patologias de coluna comuns como hérnia de disco, artrose, osteoporose, entre outros.  O mais importante é procurar um profissional qualificado para o trabalho e cuidado com a sua coluna!

 

Venha conhecer de perto os benefícios do Pilates.

Agende uma aula experimental Tel. 11-4166-5857